- 250 g de farinha 250 g de açúcar
- 1 saqueta de açúcar baunilhado
- Uma pitada de sal 1 ovo
- 125 g de manteiga
- 500 g de groselhas
- 2-3 colheres de pão torrado moído ou pão ralado seco
- 5 claras de ovos
Peneire a farinha na superfície de trabalho e faça um buraco no centro. Acrescente 65 g de açúcar, o açúcar baunilhado, sal e o ovo. Usando um pouco da farinha, misture até a massa ficar fofa. Corte a manteiga em pedaços e junte-a à massa, cobrindo-a com a farinha que sobrou; junte todos os ingredientes até a massa ficar fofa.
Deixe arrefecer durante 1 hora no frigorífico. Coloque dois terços da massa numa forma de bolos de 28 cm de diâmetro. Usando o outro terço, estenda uma tira de 4 cm de largura e pressione-a à volta dos lados da forma. Pique a base com um garfo e coloque num forno pré-aquecido a 200-220° C durante 10-15 minutos.
Para o recheio: lave e seque as groselhas, retire os talos. Bata as claras em castelo, depois envolva-as gentilmente com o açúcar que sobrou e com as groselhas. Enquanto estiver quente, polvilhe a base da tarte com pão torrado moído ou com pão ralado. Recheie-o com a mistura de merengue de groselhas antes de colocar a tarte no forno.
Deixe no forno durante 5-10 minutos até o merengue estar dourado. Deixe a tarte arrefecer durante 1-2 horas. Retire-a cuidadosamente da forma e sirva-a com natas batidas
Sem comentários:
Enviar um comentário