Papos-de-Anjo

 Ingredientes:
 - Gelado de leite de cabra  
- 2.5 dl de leite de cabra  
- 2.5 dl de leite de vaca  
- 100 g de açúcar  
- 6 gemas
Doce de cereja
- 200 g de cerejas  
- 100 g de açúcar  
- 3 g de pectina
Papos-de-anjo
Calda de aguardente e canela
- 2 dl de água  
- 100 g de açúcar  
- 2 paus de canela  
- 0.5dl de aguardente
Redução de ginjinha
- 100 g de ginjinha 
- 30 g de açúcar
Calda de açúcar
- 250 g de açúcar  
- 1.5 dl de água  
- 1 pau de canela  
- 1 casca de limão
Ovos-moles
- 10 gemas  
- 150 g de açúcar  
- 0.5 dl de água
Comece por fazer o gelado de leite de cabra. Meta o recipiente onde vai  despejar o gelado no frigorífico para arrefecer. Num tacho, misture o leite de  cabra e o de vaca e deixe levantar fervura. Numa tigela, misture as gemas com o  açúcar. Quando os leites começarem a ferver; junte a mistura das gemas e coza  até começar a fervilhar (84°C no termómetro dos pontos de açúcar). Despeje o  gelado no tabuleiro que arrefeceu no frigorífico. Em seguida, deite o gelado no  recipiente da máquina de gelados e use-a seguindo as instruçães do fabricante.
Entretanto. faça o doce de cereja. Descaroce as cerejas e coloque-as num  tacho. Junte o açúcar e a pectina e coza durante cerca de 10 minutos em lume  brando. Para verificar se o doce está no ponto, retire uma pequena porção para  um prato frio. Deixe arrefecer um pouco – se o doce mantiver a consistência,  está pronto. Caso contrário, leve mais algum tempo
ao lume. 
Para fazer os papos-de-anjo, bata as gemas com o batedor eléctrico até  ficarem esbranquiçadas e terem dobrado de volume. Divida esta massa em três  partes: duas para os papos-de-anjo simples e uma para os papos-de-anjo à moda de  Mirandela (com doce de cereja). 
Quando o doce tiver arrefecido, junte-o ao terço das gemas batidas que  separou. Distribua a massa dos papos-de-anjo simples e dos papos-de-anjo de  Mirandela por forminhas pequenas. Se usar formas normais, unte-as. Se usar os  conjuntos de formas de silicone, não é necessário untar. Encha as forminhas até  cerca de dois terços. Leve ao forno aquecido a 190°C até estarem cozidos, mas  sem os deixar secar demais. 
Enquanto os papos-de-anjo estão no forno, faça a redução da ginjinha.
Leve  a ginjinha com o açúcar ao lume até espessar e ficar com o aspecto de uma calda.  Em seguida, faça também a calda de açúcar. Coloque um tacho pequeno ao lume com  o açúcar; a água, o pau de canela e a casca de limão e deixe-a fervilhar durante  cerca de 5 minutos. 
Faça os ovos-moles. Num tacho, leve o açúcar ao lume com a água até ficar em  ponto de espadana. Deixe arrefecer ligeiramente. Deite as gemas numa tigela de  vidro refractário e desfaça-as com a lâmina de uma faca. Deite uma parte da  calda de açúcar sobre as gemas e mexa. Volte a deitar esta mistura no tacho e  leve novamente ao lume para cozer as gemas. Quando tiver engrossado, está  pronto. 
Assim que os papos-de-anjo saírem do forno, passe um terço deles (os que vai  servir com o gelado de leite de cabra) pela calda. Abra os restantes dois terços  ao meio. Recheie um terço com os ovos-moles e o outro terço com o doce de  cerejas e regue este último com a calda de aguardente e canela. Sirva os  papos-de-anjo simples que passou pela calda de açúcar com o gelado de leite de  cabra borrifado com a redução de ginjinha e enfeite-os com pau de canela.
 
    
 
 
          
      
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário